domingo, 23 de fevereiro de 2014

Linguagem hipermedia

Linguagem hipermedia

Hipermédia: uma jornada narrativa-Congresso Nacional de Ambientes Hipermédia para a aprendizagem de Marta Cristina Goulart Braga, Alice T. Cybis Pereira, Vânia Ulbrich, Tarcísio Vanzin ( 2006),

Atividade 4 - Tarefa 1
Segundo Braga, Pereira, Ulbrich e Vanzin, na última década do século XX, deu-se o início das descobertas informáticas, permitindo grandes  transformação na cadeia informática em todo o mundo. A Internet foi disponibilizada para toda a população de Setembro de 1993 a março de 1994,; em 1995, foi transmitida a divulgação da preparação do sistema de navegação Internet explores, ao mesmo tempo que a Netscape já se encontrava em elaboração. Este tipo de arquivo é considerado corriqueiro na atualidade, permitindo as várias possibilidades de transmissão e apresentação uma multiplicidade de conteúdo, de textos, imagens ou filmes. Por sua vez surge o mercado dos CDs (Disco Compacto), com capacidade de armazenamento de informação de enciclopédias, dicionários e outras publicações, mais tarde o DVD (discos versáteis de vídeo digital), comportando o armazenamento de filmes com a duração de algumas horas. O progressivo desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) possibilitou o surgimento das mídias digitas contemplando a hipermídia como uma da inovações possibilitando a sua utilização em todos os tipos de  apresentações em variados formatos, tais como Cds, DVDs, Web sites pessoais e institucionais e nas narrativas de histórias digitais.
A comunicação hipermédia é o pilar da cultura digital, sendo uma possível e ilimitada constante interação entre o homem e a máquina, numa complexidade de sistemas em rede. 
O hibridismo é uma das formas de expressão que a hipermídia abrange, e é identificada numa combinação multimédia, consistindo na união de sons, textos e imagens. A hipermédia também contempla a não-linearidade, pois o utilizador não tem necessariamente que seguir uma linha específica do conteúdo. A navegabilidade é outra característica da hipermédia, permitindo a autonomia das escolhas do navegador e a hipertextualidade, o formato como a informação é organizada.

Escolho a obra de hipermedia - Hypatiamat um projeto para promover a aprendizagem da Matemática – www.hypatiamat.com - https://pt-pt.facebook.com/hypatiamat - disponibilizada pela CGEstE (Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares – Ministério da Educação – Governo de Portugal). É uma plataforma digital com aplicações hipermédia, Desenvolvida pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho e de matemáticos da Universidade de Coimbra com a finalidade de promover as aprendizagens ao nível da matemática dos 5º e 9º anos. Os conteúdos da disciplina são apresentados com um dinamismo interativo, com uma variada oferta de exemplos, propostas de exercícios promovendo as aprendizagens de forma lúdica.  
Seguem os links





Sem comentários:

Enviar um comentário