Linguagem hipermedia
Hipermédia: uma jornada narrativa-Congresso Nacional de Ambientes Hipermédia para a aprendizagem de Marta Cristina Goulart Braga, Alice T. Cybis Pereira, Vânia Ulbrich, Tarcísio Vanzin ( 2006),
Hipermédia: uma jornada narrativa-Congresso Nacional de Ambientes Hipermédia para a aprendizagem de Marta Cristina Goulart Braga, Alice T. Cybis Pereira, Vânia Ulbrich, Tarcísio Vanzin ( 2006),
Atividade
4 - Tarefa 1
Segundo
Braga, Pereira, Ulbrich e Vanzin,
na última década do século XX, deu-se o início das descobertas informáticas, permitindo
grandes transformação na cadeia
informática em todo o mundo. A Internet foi disponibilizada para toda a
população de Setembro de 1993 a março de 1994,; em 1995, foi transmitida a
divulgação da preparação do sistema de navegação Internet explores, ao mesmo
tempo que a Netscape já se encontrava em elaboração. Este tipo de arquivo é
considerado corriqueiro na atualidade, permitindo as várias possibilidades de
transmissão e apresentação uma multiplicidade de conteúdo, de textos, imagens
ou filmes. Por sua vez surge o mercado dos CDs (Disco Compacto), com capacidade
de armazenamento de informação de enciclopédias, dicionários e outras
publicações, mais tarde o DVD (discos versáteis de vídeo digital), comportando
o armazenamento de filmes com a duração de algumas horas. O progressivo
desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) possibilitou
o surgimento das mídias digitas contemplando a hipermídia como uma da inovações
possibilitando a sua utilização em todos os tipos de apresentações em variados formatos, tais como
Cds, DVDs, Web sites pessoais e institucionais e nas narrativas de histórias
digitais.
A
comunicação hipermédia é o pilar da cultura digital, sendo uma possível e
ilimitada constante interação entre o homem e a máquina, numa complexidade de
sistemas em rede.
O
hibridismo é uma das formas de expressão que a hipermídia abrange, e é
identificada numa combinação multimédia, consistindo na união de sons, textos e
imagens. A hipermédia também contempla a não-linearidade, pois o
utilizador não tem necessariamente que seguir uma linha específica do conteúdo.
A navegabilidade é outra característica da hipermédia, permitindo a autonomia
das escolhas do navegador e a hipertextualidade, o formato como a informação é
organizada.
Escolho
a obra de hipermedia - Hypatiamat um projeto para promover a aprendizagem da
Matemática – www.hypatiamat.com
- https://pt-pt.facebook.com/hypatiamat
- disponibilizada pela CGEstE (Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares –
Ministério da Educação – Governo de Portugal). É uma plataforma digital com
aplicações hipermédia, Desenvolvida pela Escola de Psicologia da Universidade
do Minho e de matemáticos da Universidade de Coimbra com a finalidade de promover
as aprendizagens ao nível da matemática dos 5º e 9º anos. Os conteúdos da
disciplina são apresentados com um dinamismo interativo, com uma variada oferta
de exemplos, propostas de exercícios promovendo as aprendizagens de forma
lúdica.
Seguem
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