Atividade 3 - Semana 1
textos:
Arte e mídia:
aproximações e distinções de Arlindo Machado- Galáxia, nº4- 2002
Arte e mídia: Perceptivas
da estética digital- Em busca da Estética Priscila Arantes
Segundo Machado, se a arte é concebida com recursos da sua
época, a artemídia desempenha a manifestação mais avançada da criação artística
da atualidade. A media arte ou artemídia comtemplam a expressão artística com o
recurso tecnológico das media e da indústria de entretenimento em geral ou
responsáveis pela sua divulgação oferecendo alternativas qualitativas.
Atualmente a conceção artística é gerada com o recurso à “máquina”, permitindo uma
fácil propagação a grande velocidade.
Para Machado, encontram-se formas divergentes da manipulação
das máquinas semióticas à disposição no empório da electrónica, sendo a
conceção artística a mais deslizante, uma vez que se distancia em grande
proporção do planeamento tecnológico, traçado propositadamente para as máquinas
e programas correspondendo a uma nova conceção dos meios.
Para
Machado, “As técnicas, os artifícios, os dispositivos de que se utiliza o
artista para conceber, construir e exibir seus trabalhos não são apenas
ferramentas inertes, nem mediações inocentes, indiferentes aos resultados, que
se poderiam substituir por quaisquer outras”. Tendo a artemedia a capacidade de
desafiar o artista constantemente, criando abertura às novas formas de produzir
resistindo ao mesmo tempo ao estipulado tecnológico, permitindo a recusa do
projeto industrial definido nas máquinas e aparelhos, desviando a sua criação
da conceção do objetivo de produção tecnológico. Dando ao artista a apropriação
das tecnologias mecânicas, audiovisuais, eletrónicas e digitais invertendo o
propósito tecnológico dando lugar a um novo horizonte colhendo todo o proveito
da criação estética.
Para Arantes reconhecer a estética no mundo das media e das
tecnologias, englobando o cinema, a rádio e a fotografia, não constituiu uma
barreira para a escola de Frankfurt: Walter Benjamin, defendendo que “ O mágico
e o cirurgião estão entre si como o pintor para o cinegrafista.
“A
obra de arte não é uma representação imitativa da realidade, mas uma capacidade
comunicativa, de f1uxos de informação entre domínios, em uma relação dinâmica e
relacional.”( Arantes 2002, pag.171)
As
artes em media arte digital, para Arantes,
despertam interação dos múltiplos domínios e páticas promovendo o crescimento da
conceção estética.
Sem comentários:
Enviar um comentário